A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS ENTRE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Abstract
As crianças estão passando cada vez mais tempo no ambiente escolar e devido essa delonga, a inquietude e a imprudência de grande parte destes, se faz preciso avaliar o entendimento em primeiros socorros dos profissionais que atuam dentro de escolas. Tendo a ideia de que a cognição em técnicas básicas de atendimento a urgências e emergências são capazes de resultar desfechos positivos, diminuindo o número de óbitos e aumentando exponencialmente as chances de recuperação sem sequelas. O presente estudo objetivou relatar a importância do conhecimento em primeiros socorros entre profissionais da área de educação no ambiente escolar. Trata-se de um estudo de revisão sistemática descritiva, desenvolvida com produção científica indexada em bases eletrônicas de dados e livros, com recorte temporal compreendido entre outubro de 2009 a junho de 2020. Os resultados mostram que os incidente e acidentes sucedidos no ambiente escolar ocorreram ao longo de atividades relacionadas à execução esportiva e atividades recreativas. A avaliação dos resultados permitiu observar que, de acordo com os alunos acidentados, a imprudência e a falta de estabilidade foram encarregadas das maiores ocorrências e em alguns casos as hospitalizações precisaram acontecer. Levando-se em consideração esses aspectos, fica evidenciado pouco entendimento entre professores e as equipes multidisciplinares, que atuam em ambiente escolar, quanto aos primeiros socorros. Palavras-chave: Conhecimento de risco, primeiros socorros e saúde escolar